Breve balanço do Seminário promovido pelo Comando Sindical Docente – CSD

Aulas presenciais: a roleta russa do retorno inseguro

No dia 19/05, o Comando Sindical Docente realizou o seminário Aulas presenciais: a roleta russa do retorno inseguro, que contou com a participação do pesquisador Lucas Ferrante (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA), do professor Amaury Fragoso de Medeiros (UFPR e dirigente do Andes-SN) e das pesquisadoras Irene Duarte Souza (Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e de Daniele Brandt (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ).

Ao longo da exposição e debate, pudemos aprender com Lucas sobreo panorama da atual situação da pandemia no Brasil – em vias de entrar numa terceira onda de propagação –, a importância das pesquisas para os prognósticos científicos que podem orientar as ações e as políticas públicas dos poderes e órgãos estatais, as pesquisas internacionais sobre o elevado impacto da abertura de escolas para a disseminação da Covid-19 e o quanto as medidas sanitárias adotadas nas escolas são incapazes de impedir que estas se tornem centros de disseminação do vírus.

Amaury fez uma interessante análise do PL 5595/20, e os verdadeiros interesses políticos e empresariais daqueles que afirmam tratar a educação básica e a educação superior, em formato presencial, como serviços e atividades essenciais. Para isso, expôs como o desmonte de diversos órgãos do Estado pelo governo Bolsonaro é uma estratégia para a consecução de fins espúrios e contrários aos interesses dos trabalhadores. E mais, os desafios que docentes, técnicos e estudantes devem enfrentar se a referida lei for aprovada.

Na mesa intitulada “Antecipar o retorno ou planejar e investir para construir as condições para o retorno futuro?”, as pesquisadoras Irene e Daniele demonstraram quão rígidos devem ser os protocolos de biossegurança para constituir uma proteção significativa na propagação do vírus da Covid-19, os critérios que devem ser levados em consideração e os sujeitos que devem participar da elaboração do plano para uma retomada das aulas presenciais, a necessidade de previsão orçamentária tendo em vista os elevados custos dos protocolos e, ainda, os problemas da transferência para os poderes políticos locais da decisão sobre os critérios que justificam e devem nortear a referida retomada.

Portanto, o seminário foi muito esclarecedor, bastante elogiado e deve ser visto por docentes, estudantes e funcionário/as das IEES paranaenses, e ele pode ser encontrado no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Yi6MrY6BcH0

Comando Sindical Docente.