Campanha Salarial 2023 – reposição integral da inflação já!

Há 7 anos amargamos perdas salariais devido à inflação. Os últimos governos, de Beto Richa e Ratinho Jr., deixaram de reajustar os salários dos servidores públicos e a defasagem atingiu 42%. Isso significa que estamos recebendo 5,6 salários a menos por ano.

Não pagar a reposição salarial e sucatear o serviço público para a população é uma escolha política do governo. Ao invés de investir no servidor e no atendimento ao povo trabalhador, o governo atende aos interesses de grandes empresários e de seus apadrinhados políticos, arranjando-lhes licitações de obras, privatizações, contratos terceirizados, além de uma série de isenções fiscais.

De 2016 a 2022, as renúncias fiscais para grandes empresários aumentaram de abusivos R$10 bilhões em 2018, no último ano do governo Richa, para mais de R$ 17 bilhões em 2022, no governo Ratinho Jr. Já o orçamento de todas as universidades públicas, que atendem mais de 100 mil estudantes, caiu de R$3,5 bilhões em 2016 para R$2,9 bilhões em 2022. O valor das renúncias é mais de 5 vezes o valor investido nas universidades!

Quem perde com essas escolhas do governo é a classe trabalhadora. O dinheiro público no Paraná está servindo para atender aos interesses econômicos de poucos grupos, enquanto os trabalhadores veem as suas condições de vida piorar a cada dia.

Os ataques às Universidades Públicas fazem parte desse processo e atingem principalmente estudantes, filhos e filhas da classe trabalhadora, retirando-lhes a possibilidade de realizar cursos de reconhecida qualidade.

A LGU, aprovada em dezembro 2021, durante a pandemia, no apagar das luzes, ratifica os cortes orçamentários, aprofunda o sucateamento e estrangula as condições de existência da universidade pública.

Por isso, paralisamos na luta por:
REPOSIÇÃO INTEGRAL DE 42% DAS PERDAS SALARIAIS JÁ!
ABERTURA DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOCENTES E TECNICOS UNIVERSITÁRIOS!
REVOGAÇÃO DA LGU!