Nota Pública da Diretoria da Sindunespar

A Sindunespar em atendimento à reivindicações, expressa por representantes do corpo docente da Unespar- Campus Paranavaí, vem a público manifestar-se sobre o chamamento da Direção do Campus para participação da Semana Pedagógica referente ao ano letivo de 2022.

A Sindunespar considera, que o convite formalizado à categoria via e-mail, vincula-se a uma adesão, resguardada a prerrogativa da liberdade de cátedra de cada professor. Cada docente da Unespar possui a liberdade de escolha, observando o Projeto Pedagógico do curso (s), ao (s) quais está vinculado, de aderir ou não, a determinado dia ou atividade da Semana Pedagógica. A gestão democrática, abrange a garantia de liberdade, incluindo o direito a recursar determinada atividade da Semana Pedagógica ou ela por inteiro.

Isso posto, manifestações informais, via mensagens de aplicativos ou por outros meios não oficiais a Unespar, configuram opiniões pessoais do seu emissor, e não caracterizam, convocação, ordem ou determinação aos docentes.

A Unespar é uma instituição pública, democrática e absolutamente ninguém pode fazer uso dela para impor sua vontade pessoal, na tentativa de coagir docentes a jornada de trabalho de até 12 horas/dia. Isso viola os direitos trabalhistas básicos e reforça movimentos autoritários, repudiados no ambiente democrático a que se propõe a Unespar.

Nesses termos, a Sindunespar coloca-se a disposição para esclarecimentos e orientações ao corpo docente da Unespar-Campus Paranavaí.

Diretoria Sindunespar
Paranavaí, 12 de abril de 2022