Sindunespar se manifesta contrária ao Ensino Remoto

No momento em que nos deparamos com os avanços da pandemia da Covid-19, enraizada na crise capitalista, demarcada pela retração do Estado, evidenciado pela desaceleração nos investimentos públicos nas políticas públicas, o ensino remoto apontado como alternativa à educação, reforçando desigualdades e exclusões de grande parte dos estudantes que não dispõe de meios objetivos para acessar as atividades de ensino! Estudos desenvolvidos pelo Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx¹), em 2020, informam que em países de renda média e baixa, como o Brasil, o índice de acesso à internet, em geral, é inferior a 50%.

Defendemos que o Ensino remoto não é solução! É um arremedo, um improviso ao ensino presencial, que precariza o trabalho dos docentes e amplia a desigualdade social entre os estudantes nas universidades públicas. A UNESPAR não é uma exceção, professores e alunos enfrentam enormes dificuldades com o ensino remoto (à distância). Diferentemente do que citou o Reitor da UEPG², em reunião do COU, o ensino remoto não é um sucesso na UNESPAR.

A Sindunespar, comprometida com a defesa da educação pública, gratuita e de excelência, é contrária às atividades de ensino remotas em substituição ao ensino presencial, porquê:

1) O uso de atividades remotas, acirra as desigualdades sociais, evidenciadas pelas dificuldades de acesso à internet de qualidade, pela falta de computadores e celulares;

2) A Educação como direito essencial, universal e igualitário, é colocada em xeque, diante do contingente de estudantes excluídos dos processos de ensino;

3) Os estudantes que ingressaram na universidade têm direito às aulas presenciais;

4) Não consta nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UNESPAR a modalidade de ensino remoto;

5) Precariza o trabalho docente;

6) Compromete o aprendizado dos estudantes;

7) Aumento de desistências e de trancamentos de matrículas.

Nenhum estudante a menos na UNESPAR!
Não ao ensino remoto!

Diretoria Sindunespar
Paranavaí, 20 de maio de 2020

¹) http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf