Reunião do Comando Sindical Docente encaminha ações contra o PLC 19/2020

O Comando Sindical Docente se reuniu nesta quarta-feira para dar encaminhamento às ações de defesa contra os ataques do Governo do Estado, sobretudo em relação ao Plano de Lei Complementar 19/2020 (entenda clicando aqui).

Participaram da reunião ampliada representantes das seções sindicais docentes das universidades paranaenses e demais docentes com pico de cerca de 95 pessoas no encontro, que foi realizado de forma remota via Google Meet.

Dentre os encaminhamentos, duas categorias de ações foram levantadas para serem realizadas concomitantemente: atos de cunho político e atos de cunho jurídico, os quais se caracterizam tanto como ações imediatas, quanto ações a médio e longo prazo. Segue, em síntese, as ações acordadas entre a categoria docente do Ensino Superior do Paraná:

– Solicitar avaliação de inconstitucionalidade do PL 019 na CCJ da ALEP;

– Socializar informações por diversos meios compatíveis com as condições de restrições sanitárias: cards, redes sociais e outras formas de luta nas redes sociais;

– Alavancar a hashtag #DerrubaJáPLC19/2020;

– Realizar assembleias após a finalização das votações do PLC na Alep com o objetivo de informar e conscientizar as bases dos ataques efetuados pelo governo do estado;

– Elaborar um Calendário de mobilizações;

Para encaminhamento no início do próximo ano e, portanto, próximo ciclo de lutas:

– Pesquisar orçamento do estado e das universidades, com explicitação da redução orçamentária e a usurpação do governo resultante do congelamento de salários, promoções e progressões;

– Articular pauta econômica (salários e carreiras) x política (ataques à autonomia das universidades);

– Campanha pela “Vacinação já!” como mote para unificar a luta conjunta da classe trabalhadora;

– Retomada da formação político-sindical;

– Fazer uma campanha de denúncias por meio de enquetes curtas e depoimentos tratando da precarização das condições de trabalho;

– Avaliar a viabilidade de uma ação jurídica contra as perdas salariais.

O presidente da Sindunespar, Prof. Osmar Martins, em sua fala, destaca que há necessidade de união da base para que se possa lutar contra os desmontes, pois, somente as diretorias não são suficientes, por isso, é necessário organização do trabalho de base.

Juntos/as somos mais fortes! Filie-se!

Não ao PLC 19/2020!

Pela unidade da categoria docente no estado!